Caminho pós-sinodal

01/09/2010 17:34

 

A partir deste mês o Jornal Expressão apresentará esta coluna, denominada Caminho pós-sinodal, para levar aos seus leitores as informações acerca dos desdobramentos do I Sínodo Diocesano da Diocese de São José dos Campos.

Começamos pela apresentação do Documento Conclusivo que será, desde agora, a referência fundamental para todos os planejamentos pastorais de nossa diocese. No Documento Conclusivo encontramos o “jeito novo” que nossa diocese deve ter em sua atuação pastoral, apresentado pelas conclusões do Sínodo que nos são oferecidas por D. Moacir Silva.

Na Introdução, D. Moacir toma como referência as três expressões que caracterizaram o Sínodo Diocesano: Novos Tempos, Novos Caminhos, Mesma Missão.

A expressão “Novos Tempos” dá-nos, de maneira geral, a consciência da realidade na qual estamos situados, marcada pela abundância de recursos e pelo progresso tecnológico, mas também por sérios desafios no que diz respeito ao ser humano e à sua vocação de filho de Deus e de nova criatura chamada a viver com dignidade, na liberdade e na paz.

“Novos Caminhos” aponta para a necessidade de darmos respostas criativas e eficazes aos apelos que a realidade nos faz, vivendo deste modo a fidelidade àquilo que tanto a Palavra de Deus quanto a Palavra da Igreja nos orienta e nos pede.

Tudo isso deve culminar na realização da “Mesma Missão”, que é renovar todas as coisas em Cristo, de modo a continuar o que outros fizeram e intensificar o que nossa Diocese já está fazendo, atualizando assim a ação salvífica de Cristo para o “hoje” de nossa história pessoal, eclesial e social.

A Introdução do Documento Conclusivo, oferece-nos a tonalidade ou o espírito das conclusões sinodais, que estão em perfeita consonância com o Documento de Aparecida. Também poderíamos dizer que dá-nos o ponto de vista com o qual devemos ler todo o texto que vem a seguir.

No próximo mês apresentaremos a contextualização do I Sínodo Diocesano.

Pe. Edinei Evaldo Batista

Coordenador Diocesano de Pastoral

Voltar