Projeto Alegrando

Comissão para Animação Bíblico-Catequética – Pastoral da Crisma

Diocese de São José dos Campos - SP

 

Introdução

Introdução

       Animados na esperança e convocados pelo nosso bispo diocesano dom Moacir Silva por ocasião do I Sínodo de nossa diocese, reunimo-nos para elaborar este projeto que se intitula “Projeto Alegrando”, que após aprovação irá compor a Animação Bíblico-Catequética (composta pelas pastorais Catequética e Pastoral da Crisma de nossa diocese). Contudo, queremos por meio deste projeto propor novos meios de evangelização, atendendo as conclusões do Sínodo e as diretrizes da Animação Bíblico-Catequética.

Quem somos e por que um projeto?

       Somos o Projeto Alegrando, da Animação Bíblico-Catequética, composto, inicialmente, por membros de diversas pastorais e movimentos de espiritualidade de nossa diocese, que encantados por uma nova evangelização queremos contagiar mais pessoas (crianças, jovens e adultos)com o mesmo encantamento, propondo um caminho de formação sistemática e progressiva na fé, para que todos possam fazer uma experiência pessoal e comunitária de Jesus Cristo, através da Palavra de Deus e dos Sacramentos. Existe uma necessidade de acolhimento das pessoas em nossa Igreja. Por isso o projeto vem de encontro com essa necessidade, acolher as crianças, os jovens e os adultos na catequese e crisma, e sendo acolhidas possam fazer essa experiência do Cristo acolhedor. 

Por que o verbo “encantar”?

       O encantamento motiva a caminhar. A exemplo dos discípulos de Emaús (cf. Mt 24, 15) também somos convidados a caminhar com Jesus, e no caminho ouvindo as palavras do Mestre poderemos ser encantados e assim seduzidos por Ele. Este é um novo jeito de evangelizar. Lançaremos mãos de novos meios de evangelização, como teatro, internet, rádio, e outras mídias para anunciar e encantar as pessoas para a mensagem do Mestre.

Por que o ver, julgar e agir?

       Para o bom êxito do projeto utilizaremos a metodologia Ver – Julgar – Agir, para entendermos e direcionarmos os nossos trabalhos. Essa metodologia consiste em lançar um olhar sobre os novos desafios que enfrentamos (Ver), para avaliarmos as possibilidades de ação necessárias para tanto (Julgar), e somente depois atuarmos com propostas viáveis de trabalho de evangelização (Agir).

Como surgiu o projeto?

       Há tempos se fala de pastorais orgânicas e trabalho em conjunto. No ano de 2009, com as sessões do Sínodo, a Pastoral Familiar propôs um trabalho em conjunto com as Pastorais Catequética e Crisma para ajudar no DDF (Dia de Formação da Pastoral Familiar). Foi feito um convite para alguns membros da Renovação Carismática Católica (G.O Jovens Amados por Cristo, G.O Grão de Mostarda e C.A Família Anuncia-me) que logo se dispuseram a formar um grupo de teatro (clowns) para animar os encontros de formação. Assim estava nascendo o “Anjos da Alegria” que se tornaria mais tarde no “Projeto Alegrando”, que agora apresentamos. O projeto não consiste unicamente em um grupo de teatro, mas em grupos que utilizarão os espaços atuando nos diversos meios como teatro, rádio, internet, mídias escritas, esporte e lazer, formando e evangelizando. Sendo como que um braço da Animação Bíblico-Catequética na evangelização. 

Agradecimentos

        Queremos também agradecer às três pessoas que aceitaram o desafio e acreditaram no potencial dos jovens que já fazem parte e daqueles que ainda farão parte do projeto. Falamos das pessoas que lançaram as sementes do projeto, o Evandro Rodrigues (coordenador da Catequese na época), da Elaine de Souza Ferreira (coordenadora da Crisma na época) e do Pe. Thiago Domiciano (assessor eclesiástico da Animação Bíblico-Catequética na época ). Sem eles o projeto não seria possível e nem idealizado, se tornando um terreno fértil para a evangelização e o germinar das sementes lançadas.


         Queremos entregar estes trabalhos à proteção da Nossa Senhora Conceição de Aparecida, suplicando a sua intercessão, e prometendo realizar este trabalho em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para que tudo seja feito para maior glória de Deus. Amém.